quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Conceitos de Educação

Texto 3 - CONCEITOS DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Thesaurus Brasileiro da Educação


"Processo de desenvolvimento de aptidões, de atitudes e de outras formas de conduta exigidas pela sociedade. Processo globalizado que visa à formação integral de uma pessoa, para o atendimento às necessidades e às aspirações de natureza pessoal e social." (cf. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Serviço de estatística educacional. Cuiabá: SEC/MT; Rio de Janeiro: FENAME, 1981. 144 p.).

Conjunto de atividades destinadas a transmitir conhecimentos, a fomentar valores morais e a compreender princípios fundamentais aplicáveis ao longo da vida. (cf. DB - Mercosul).

Todas as atividades voluntárias e sistemáticas destinadas a satisfazer necessidades de aprendizagem. Processo de conscientização crítica do conhecimento. A educação, quando ocorre de maneira informal, confunde-se com o fenômeno do crescimento; ao processar-se em um ambiente determinado e controlado, pode ser formal e informal. A Educação não ocorre apenas na escola; ela é um processo permanente que se efetua na família, na comunidade, no trabalho, na comunicação social, enfim, na interação do homem com o meio. (Cf. CINE 1997, Unesco.)

"As conceituações tradicionais de Educação em geral dão maior ênfase à sua dimensão subjetiva, ou seja, aos aspectos de sua prática ligados exclusivamente aos sujeeitos da educação, ao seu aprimoramento individual e ao alcance de certos ideais morais e intelectuais tidos como superiores, independente de tempo e lugar. Conceituações mais recentes, sobretudo a partir de Durkheim, consideram a educação como dependente das condições sociais, que variam segundo o país e a época. Essa nova abordagem tanto pode destacar o papel que a educação exerce para uma suposta harmonia social e um ajustamento funcional ao todo, ou, segundo outras tendência interpretativas, denunciar o sentido de controle social que ela impõe, na medida em que serve ao Poder, inculcaos valores dos grupos dominantes da sociedade e assim colabora para a reprodução e perpetuação da mesma ordem social ao longo das gerações" (DUARTE, Sérgio Guerra. Dicionário brasileiro de educação. Rio de Janeiro: Edições Antares: Nobel, 1986. 175 p.).

A Educação é "um processo destinado a provocar uma mudança nas disposições ou capacidades do sujeito, com caráter de relativa permanência... Essa mudança pode consistir num aumento de capacidade de realizações ou ainda numa modificação de atitudes, interesses e valores". (Cf.: Ramires).

CONTEXTO DA EDUCAÇÃO
É a realidade global com a qual o ser humano interage, desenvolvendo suas potencialidades e humanizando essa realidade. É a 'conditio sine qua non' para que o processo de aprendizagem se concretize e dê seus resultados.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
Campo de estudo que inclui História, Filosofia, Sociologia e Psicologia da Educação e outras áreas do saber, que fundamentam a essência da educação e o processo educativo.

PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO
"1. Fundamentos filosóficos e teóricos que norteiam o pensar, o fazer educação e a definição de seus fins e objetivos. 2. Fundamentos teóricos orientados para escolha de métodos e procedimentos que visam a atingir determinados objetivos educacionais. (Unesco)"

SISTEMAS EDUCACIONAIS
"Conjunto de princípios filosóficos e psicopedagógicos, resultantes da experiência, da reflexão e da ação educativa em determinado contexto histórico. Nota: Não confunda sistemas educacionais com sistemas de ensino."

CRÍTICA DA EDUCAÇÃO
Para entender o que é Educação, precisa compreender o que é o homem na sua natureza e no seu contexto global. Daí, a dificuldade de entendê-la.

PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO
A educação do ser humano é o resultado da interação entre o Eu e o meio; e a pedagogia é um processo mediador que torna eficiente e eficaz essa interação...

PEDAGOGIA
" - Conjunto de princípios e métodos que visam tornar a ação educativa eficiente e eficaz. Objetiva o educando. - Teoria e ciência da educação e do ensino. Conjunto de doutrinas, princípios e métodos de educação. Estudo dos ideais da educação e do desenvolvimento da criança e dos meios mais efícientes de educá-la em função dos fins estabelecidos em cada sociedade (DUARTE,S.G. DBE, 1986)."

FINALIDADES DA EDUCAÇÃO
Concepção essencial de educação que orienta a definição dos fins e dos objetivos e determina a política e as ações educativas. 1.Finalidades que são especificadas e oficializadas na Constituição, na lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nas outras leis específicas, nos regimentos e no planos de educação de cada sistema e de cada estabelecimento de ensino. 2. Ideais que determinam a concepção e a ação educativas, orientam os objetivos da educação e definem as metas da educação em uma sociedade.

FINS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Fins da educação nacional que compreendem os seguintes aspectos: i) a compreensão de direitos e dos deveres da pessoa humana, do cidadão, do Estado, da família e dos demais grupos que compõem a comunidade; ii) o respeito à dignidade e às liberdades fundamentais do homem; iii) o fortalecimento da unidade nacional e da solidariedade internacional; iv) o desenvolvimento integral da personalidade humana e sua participação na obra do bem comum; vi) o preparo do indivíduo e da sociedade para o domínio de recursos científicos e tecnológicos que lhes permitam utilizar as possibilidades e vencer as dificuldades do meio; vii) a preservação e expansão do patrimônio cultural e viii) a condenação a qualquer tratamento desigual, por motivo de convicção filosófica, política ou religiosa, bem como a quaisquer preconceitos de classe ou de raça. (cf. Art. 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - nº 4024/61) (cf. DUARTE,S.G. DBE, 1986)

OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO
"1. Objetivos específicos da legislação, do regimento escolar, dos planos de educação, em seus diversos níveis, e do plano escolar de cada escola ou complexo escolar. 2. Resultados que se pretendem atingir pelo processo educativo a médio prazo. (Unesco)"

OBJETIVOS EDUCACIONAIS DA UNESCO
Objetivos educacionais definidos pela Unesco para a educação no mundo atual, como: i) Aprender a ser (o desenvolvimento integral da pessoa humana); ii) Aprender a conhecer (que supõe o aprender a aprender); iii) Aprender a fazer (aquisição de habilidades técnicas); iv) Aprender a conviver (aceitar o outro e participar). (cf. Unesco, Comissão Internacional sobre a Educação para o Séc. XXI 1999)

Texto 4 - EDUCAÇÃO – CONCEITOS

João Pedro Matos da Costa (student.dei.uc.pt/~jcosta/sf/educa_port.html

‘A educação era capaz de produzir filósofos-reis’ - Platão
‘A educação deve livrar o aluno da tirania do presente’ - Cícero
‘A função da educação era de ensinar os jovens como proteger a sua liberdade’ - Jefferson
‘A educação serve para libertar os jovens dos constrangimentos não-naturais de uma ordem social malévola e arbitrária’ - Rosseau
‘A educação serve para ajudar o aluno a funcionar sem certeza, num mundo de mudanças constantes e ambigüidades que confundem.’ - Dewey
O Conceito de Educação é difícil de definir, tendo sofrido alterações ao longo dos tempos. Na antiguidade os fatos eram transmitidos pela sua demonstração, cativando deste modo a atenção dos ‘alunos’. Mas com o aumento abrupto e exponencial da informação, e também de pessoas sedentas de informação, não se soube encontrar um método de ensino capaz de transmitir os fatos com uma componente prática, chegando-se ao atual estado de ensino teórico e rígido.
O CLÁSSICO CONCEITO DE EDUCAÇÂO
Na concepção tradicional de Educação, o aluno chega á escola com a ‘cabeça vazia’ , cabendo à escola colocar-lhe um conjunto de conhecimentos factuais e habilidades intelectuais, testando periodicamente a aquisição destes conhecimentos através de provas e exames. As habilidades intelectuais mais valorizadas são a lingüística ( capacidade de ler, compreender e escrever textos ) e a lógica-matemática ( capacidade de processar informação quantitativa). Deste modo, o aluno atravessa um percurso, em que etapa após etapa, dum modo previamente estabelecido lhe são despejados conhecimentos que tem de assimilar com o objetivo único de passar para a próxima fase. Deste modo, o conjunto de fatos que lhes eram transmitidos não eram sinônimos de conhecimento adquirido, porque basicamente este método apenas incentivava a memorização dos fatos e não as capacidades cognitivas tais como a interpretação, julgamento e decisão dos fatos, ignorando os estilos individuais de aprendizagem de cada aluno.
‘A idéia orientadora é ‘moldar’ os alunos para o mundo fabril que os espera, usando técnicas semelhantes a uma linha de montagem; salas de aulas isoladas e limitadas em recursos; mesas e cadeiras alinhadas em filas; o professor desempenhando a função de dono e empregador principal do conhecimento; e a apresentação da informação limitada aos livros-texto e do quadro negro duma forma linear e seqüencial.’
Neste modelo de educação, há poucas oportunidades para a simulação de eventos naturais ou imaginários, tanto para aumentar a compreensão de conceitos complexos como para estimular a imaginação. Outro grande, inconveniente deste modelo, é o fato de haver uma grande divisão do conhecimento (matemática, geografia, história, física, …) não havendo a possibilidade de ver os possíveis interrelacionamentos entre eles.
O NOVO CONCEITO DE EDUCAÇÂO COM O ADVENTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS
O conceito anterior tornou-se incapaz de lidar com as constantes mudanças que a sociedade se depara. O aumento do volume de informação disponível ao cidadão comum, e em especial aos profissionais que têm como parte do seu trabalho diário a tarefa de tomar decisões; a dificuldade em lidar com sistemas com maior ou menor grau de integração e necessidade de fazer relacionamentos entre novos campos do conhecimento antes isolados; o estabelecimento de novos padrões de comportamento social; a migração do trabalho regular para o trabalho em casa; a constante formação e reciclagem dos profissionais; a internacionalização do conhecimento.
Por todos estes motivos, a escola deve ser um espaço privilegiado, rico em recursos que promova a aprendizagem, num ambiente onde os alunos possam construir os seus conhecimentos segundo os estilos individuais de aprendizagem que os caracteriza. Utilizando para o efeito sistemas interativos com apoio tecnológico, onde a motivação para a aprendizagem surge no aluno, cabendo apenas à escola dotá-lo de capacidades que permitam no seu futuro Professional aprender qualquer assunto que lhe interesse. Nesta filosofia de educação, o professor deixaria de ser um ‘passador’ de conhecimento, mas sim um guia, um conselheiro, um parceiro do aluno na procura da informação e da verdade, tornando assim mais ativo o papel do aluno na educação. Deste modo, futuramente não irá ser necessário gastar tantos recursos para fazer a reciclagem dos trabalhadores, visto que o período de formação será ; mais curto, como é do conhecimento empresarial ‘Tempo é dinheiro’ .
Bibliografia
A Escola do Futuro da Universidade de São Paulo - Fredric M. Litto
The Work of Nations - Robert B. Reich
Great Teaching in One Computer Classroom - David A. Dockterman
Technopoly : The Surrender of Culture to Technology - Neil Postman

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